31/07/2010

AMIZADE PELA INTERNET



Como você prefere se comunicar?
□ Frente a frente
□ Por telefone
□ Por computador


Com quem você acha mais fácil conversar?
□ Colegas de escola
□ Membros da família
□ Outras Testemunhas de Jeová


Onde você se sente mais à vontade para se comunicar?
□ Na escola
□ Em casa
□ Nas reuniões congregacionais




VEJA sua resposta à primeira pergunta. Você respondeu que prefere se comunicar por computador a conversar frente a frente? Nesse caso, você não é o único. Muitos jovens usam a internet para fazer e manter amizades. Uma jovem chamada Elaine diz: “A idéia de poder conhecer pessoas do mundo todo é atraente. Sem a internet você não conseguiria fazer isso.” Tammy, de 19 anos, mostra outro atrativo. “Você pode controlar o modo como as pessoas o encaram”, diz Tammy. “Quando se está frente a frente, não há nada que você possa fazer se as pessoas não gostarem do seu jeito.”
Agora dê uma olhada na sua resposta à segunda e à terceira perguntas. Não fique admirado caso ache mais fácil conversar com colegas de escola do que com os irmãos nas reuniões. “Na escola, as chances de encontrar pessoas que estão passando pelas mesmas coisas que você são bem maiores”, diz Jasmine, de 18 anos. “Isso faz com que seja bem mais fácil se identificar com elas.”
Diante disso, pode parecer natural querer conversar com colegas de escola pela internet. Tammy admite que fez isso por um tempo. Ela diz: “Todos os meus colegas de escola conversavam on-line, e eu não queria ficar de fora.” Natalie, de 20 anos, criou uma página na internet para se comunicar com os amigos. Ela diz: “A tecnologia está avançando. Há novas formas de comunicação. Conversar pela internet é uma delas e eu gosto.”



Avalie os perigos


Não há dúvidas de que, para alguns, é mais fácil fazer e manter amizades on-line. Natalie diz: “A internet dá uma sensação de confiança que você não teria se estivesse conversando pessoalmente com alguém.” Tammy concorda: “Se você é tímido, a comunicação on-line lhe dá a chance de planejar exatamente o que vai dizer.”
Mas há perigos em se comunicar pela internet, e seria tolice ignorá-los. Para ilustrar: Você caminharia com os olhos vendados pelas ruas de um bairro perigoso? Então, por que vaguear pela internet sem estar atento aos perigos?
Considere os perigos de tentar fazer amigos pela internet. Elaine, que já gostou de conversar descontraidamente com estranhos pela internet, diz: “É muito fácil encontrar pessoas de conduta questionável. Às vezes é só uma questão de minutos até alguém fazer comentários obscenos ou perguntas do tipo: ‘Você é virgem? Faz sexo oral?’ Alguns até mesmo oferecem sexo virtual.”
E se você estiver apenas conversando com um amigo de confiança? Mesmo assim, precisa ter cuidado. “Você poderia passar tempo demais conversando com alguém do sexo oposto, mesmo que essa pessoa fosse ‘apenas um amigo’”, diz Joan. “Quanto mais tempo você passa mandando mensagens para aquela pessoa, mais achegada a amizade fica e há chances de a conversa se tornar íntima demais.”
“Os que ocultam o que são”
O Rei Davi sabia muito bem o valor de se proteger do tipo errado de amigos. Ele escreveu: “Não me sentei com homens de inveracidade; e não entro com os que ocultam o que são.” — Salmo 26:4.
Já encontrou na internet o tipo de pessoa que Davi mencionou? Em que circunstâncias as pessoas “ocultam o que são” quando estão on-line? …………………………
Por outro lado, será que você oculta o que é quando está na internet? Abigail, que visitava salas de bate-papo, diz: “Eu começava a conversar e assumia a personalidade que se encaixava na conversa.”
Uma garota chamada Lílian usava outra forma de fingimento. Ela relata: “Eu me comunicava regularmente pela internet com um garoto de uma congregação próxima. Logo estávamos expressando nosso ‘amor’. Eu minimizava a página na tela do computador quando meus pais passavam por perto, de modo que eles nunca fizeram a menor idéia do que estava acontecendo. Acho que eles jamais imaginariam que sua filha de 13 anos estivesse escrevendo poemas de amor para um garoto de 14 anos. Isso nunca passou pela cabeça deles.”
Manter-se a salvo
É claro que há ocasiões em que não há problema em se comunicar pela internet. Por exemplo, muitas pessoas, incluindo adultos, usam a internet para manter contato com os amigos. Se esse é o seu caso, há alguma precaução que você deve tomar? Observe os seguintes pontos.
● Controle o tempo que você fica on-line, e não deixe que isso roube o tempo que tem para fazer coisas mais importantes — incluindo dormir. Um jovem chamado Brian diz: “Alguns jovens na escola dizem que ficam na internet até às 3 horas da manhã.” — Efésios 5:15, 16.
● Só se comunique com pessoas que você conhece ou cuja identidade pode verificar. Pessoas imorais usam regularmente a internet com o objetivo de encontrar jovens ingênuos para explorá-los. — Romanos 16:18.
● Tenha cuidado ao realizar transações comerciais. Seja muito cuidadoso ao fornecer informações pessoais. Caso contrário, poderá ser vítima de um golpe ou algo pior. — Mateus 10:16.
● Quando enviar fotos aos seus amigos, pergunte-se: ‘Será que alguém que afirma servir a Jeová estaria numa foto como essa?’ — Tito 2:7, 8.
● Assim como faria pessoalmente, se uma conversa on-line se desviar para “coisas que não são decentes”, encerre a conversa. — Efésios 5:3, 4.
● Sempre seja honesto ao usar a internet. Se precisar esconder de seus pais ‘quem você é’, alguma coisa está errada. Uma adolescente chamada Karen diz: “Sou sincera com minha mãe. Mostro a ela o que estou fazendo na internet.”
— Hebreus 13:18.
‘Vale a pena esperar!’
Você quer ter amigos e isso é natural. Os humanos foram criados para gostar da companhia uns dos outros. (Gênesis 2:18) Então, quando sente a necessidade de ter amigos, é porque você foi criado para se sentir assim! Apenas seja cuidadoso ao fazer suas escolhas.


SUGESTÃO
As horas voam quando você está na internet. Então determine o tempo que pretende gastar e se apegue a ele. Se for necessário, coloque um despertador para avisar quando esse tempo estiver esgotado.



VOCÊ SABIA . . . ?

Bastam apenas algumas informações disponíveis on-line — talvez seu sobrenome, o nome de sua escola e o número do seu telefone — para alguém com más intenções conseguir achar você.
plano de ação!
Eu gostaria de limitar o tempo que passo na internet a por semana, e para isso vou …………………………
Se de repente eu me pegar conversando pela internet com um desconhecido, vou …………………………
Eu gostaria de perguntar aos meus pais o seguinte sobre esse assunto: …………………………


COMO RESPONDERIA?


● Quais são as vantagens e as desvantagens da comunicação on-line quando comparada à conversa frente a frente?
● Por que é fácil adotar uma personalidade diferente em uma conversa pela internet?
● Como você pode controlar o tempo que passa on-line?
● Em que situações a comunicação pela internet pode ser útil?



Publicado pelas Testemunhas de Jeová, no livro: Os jovens perguntam capítulo 11
Saiba mais: O que devo saber sobre salas de bate-papo?


27/07/2010

A IMPORTÂNCIA DE MOSTRAR AFETO E AMOR



“ABRACE-OS muito!” Foi isso o que um professor universitário de psiquiatria infantil disse a uma mãe que acabara de ganhar gêmeos. Eram seus primeiros filhos, e ela havia perguntado àquele professor qual era o melhor modo de criá-los. “É preciso mostrar amor e afeto de muitas maneiras”, acrescentou o professor, “por meio de abraços e beijos, e expressões de amor, compreensão, felicidade, generosidade, perdão e, quando necessário, disciplina razoável. Nunca devemos supor que nossos filhos sabem que os amamos”.
Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisa do Tato, da Universidade de Miami, Flórida, EUA, parece concordar com o conselho acima. “O contato físico é vital ao crescimento e bem-estar de uma criança assim como a alimentação e os exercícios”, afirma ela.






Será que os adultos também precisam de expressões físicas de afeto? Sim. Claude Steiner, psicólogo clínico, concluiu com base em sua pesquisa que incentivos verbais e físicos são vitais para o nosso bem-estar emocional, não importa a idade. Laura, uma enfermeira que cuida de um grupo grande de idosos, comenta: “Percebi que expressões de afeto fazem uma grande diferença no caso dos idosos. Quando você os trata com bondade e mantém contato físico, conquista sua confiança e eles seguem prontamente suas instruções. Além de tudo, esse tratamento afetuoso mostra respeito pela dignidade deles.”
Além disso, mostrar afeto beneficia não só quem o recebe mas também quem o expressa. Como Jesus Cristo disse certa vez, “há mais felicidade em dar do que há em receber”. (Atos 20:35) É muito gratificante expressar afeto a pessoas que estão preocupadas, deprimidas ou inseguras. Muitos relatos bíblicos descrevem como pessoas nessas situações receberam uma ajuda assim.
Imagine como “um homem cheio de lepra”, que era excluído da sociedade, deve ter se sentido consolado quando o próprio Jesus Cristo teve dó e tocou nele! — Lucas 5:12, 13; Mateus 8:1-3.
Pense em como o idoso profeta Daniel deve ter sido fortalecido quando um anjo de Deus o encorajou e tocou nele três vezes. Isso era exatamente o que Daniel precisava para se recuperar de seu cansaço físico e mental. — Daniel 10:9-11, 15, 16, 18, 19.
Em certa ocasião, amigos achegados do apóstolo Paulo viajaram cerca de 50 quilômetros de Éfeso até Mileto a fim de encontrá-lo. Ali, Paulo disse-lhes que eles talvez não o vissem de novo. Como ele deve ter se sentido encorajado quando seus leais amigos “choraram muito e [o] abraçaram e [o] beijaram” ao se despedirem dele! — Atos 20:36, 37, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Assim, a Bíblia e as pesquisas recentes nos incentivam a mostrar afeto. Satisfazer essa necessidade traz benefícios físicos e emocionais. E, como vimos, expressões sinceras e apropriadas de afeto não devem ser mostradas apenas a crianças.





Publicado na revista Despertai: 09/2009
Saiba mais: FILHOS - O que eles mais precisam dos pais

24/07/2010

COMO ALGUÉM SE SENTE QUANDO TEM DEPRESSÃO




“QUANDO eu tinha 12 anos”, lembra-se James, “acordei certa manhã, sentei-me na beira da cama e pensei: ‘Será que é hoje que vou morrer?’”. James havia caído em depressão profunda. Passados 30 anos, ele diz: “Todo dia tem sido uma luta contra essa doença emocional e mental.” James se sentia tão inútil quando era jovem que rasgou todas as fotos da infância. “Eu achava que não merecia ser lembrado”, recorda-se ele.
Visto que de vez em quando todos nós sentimos tristeza, podemos achar que entendemos o que é ter depressão. Mas como alguém se sente quando tem depressão clínica?


UMA DOENÇA CRUEL


Mais do que uma tristeza momentânea, a depressão clínica é um problema grave que geralmente impede a pessoa de fazer suas atividades diárias.
Por exemplo, por mais de 40 anos, Álvaro tem sentido “medo, confusão mental, angústia e tristeza profunda”. Ele explica: “Por causa da depressão, a opinião dos outros me afetava muito. Toda vez que algo saía errado, eu achava que a culpa era minha.” Ele descreve a depressão como “sentir uma dor terrível sem saber onde, medo sem saber por quê e, o pior de tudo, não ter a mínima vontade de conversar sobre o assunto”. Mas agora está mais aliviado porque descobriu a causa dos sintomas. Ele diz: “Sinto-me melhor só de saber que não sou o único que tem esse problema.”
Maria, uma mulher de 49 anos no Brasil, tinha insônia, dores, irritabilidade e “um sentimento de tristeza que parecia não ter fim”. Ela ficou aliviada quando descobriu a causa desses sintomas: depressão. “Mas então fiquei mais ansiosa”, explica ela, “porque poucas pessoas sabem o que realmente é ter depressão e por causa do preconceito que essa doença carrega”.






TRISTEZA SEM MOTIVO?


Embora a depressão às vezes seja desencadeada por um motivo óbvio, ela geralmente entra na vida da pessoa sem avisar. “De repente, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente”, explica Richard, na África do Sul. “Não morreu ninguém conhecido e não aconteceu nenhuma tragédia. Mesmo assim, você se sente arrasado e sem vontade de fazer nada. E não há o que faça essa nuvem desaparecer. Você fica sobrecarregado com sentimentos de desespero e não sabe por quê.”
Ter depressão não é motivo de vergonha. Mas foi assim que Ana, no Brasil, se sentiu quando recebeu seu diagnóstico. Ela admite: “Para ser sincera, depois de oito anos ainda sinto vergonha.” Seu maior desafio é lidar com a angústia. “Às vezes, o sofrimento é tão intenso que sinto dores físicas. Todos os meus músculos doem”, explica ela. Quando isso acontece, é praticamente impossível sair da cama. E há ocasiões em que ela não consegue parar de chorar. “Fico exausta de tanto soluçar”, diz Ana, “a ponto de me sentir como se estivesse anestesiada”.
A Bíblia reconhece que a tristeza pode atingir um estado crítico. Por exemplo, o apóstolo Paulo se preocupou com certo homem, temendo que ele pudesse ser “tragado pela sua excessiva tristeza”, ou seja, cair em depressão. (2 Coríntios 2:7) Algumas pessoas deprimidas ficam tão desesperadas que preferem morrer. Muitas se sentem como o profeta Jonas: “É melhor eu morrer do que ficar vivo.” — Jonas 4:3.


Publicada me Despertai! de julho de 2009
Saiba mais:
COMO POSSO PARAR DE FERIR A MIM MESMO?


10/07/2010

SEIS PASSOS PARA O VERDADEIRO SUCESSO.



Embora sejamos imperfeitos e cometamos erros, nossa vida como um todo pode ser um verdadeiro sucesso. Gosta dessa possibilidade? Em caso afirmativo, os seis princípios bíblicos que serão analisados a seguir poderão ajudá-lo a atingir esse objetivo. Eles apresentarão evidências claras de que os ensinamentos contidos na Bíblia realmente refletem a sabedoria de Deus. — Tiago 3:17.

1º - Tenha um conceito correto sobre o dinheiro



“O amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais, e alguns, por procurarem alcançar este amor, . . . se traspassaram todo com muitas dores.”(1 Timóteo 6:10) Note que a questão não é o dinheiro em si; afinal, todos nós precisamos dele para cuidar de nós mesmos e de nossa família. O ponto aqui é o amor ao dinheiro. Na realidade, esse amor transforma a pessoa em escravo, ou adorador, do dinheiro.

Como vimos no primeiro artigo, as pessoas que se empenham intensamente em buscar riquezas como se isso fosse a chave do sucesso estão indo, na verdade, atrás de uma miragem. Uma vida assim não só causa desapontamento, mas também traz muitos problemas. Por exemplo, relacionamentos com familiares e amigos são sacrificados nessa busca frenética por riquezas. Além disso, trabalho excessivo, ansiedades e preocupações roubam o sono de algumas pessoas. “O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir”, dizEclesiastes 5:12. — Bíblia na Linguagem de Hoje.

Além de ser um amo cruel, o dinheiro é enganador. Jesus Cristo falou do “poder enganoso das riquezas”. (Marcos 4:19) Em outras palavras, as riquezas prometem felicidade, mas não cumprem essa promessa. Elas apenas atiçam o desejo de querer mais. “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito”, diz Eclesiastes 5:10. — BLH.

Em poucas palavras, o amor ao dinheiro traz mais problemas do que soluções e, no fim das contas, resulta em desapontamento, frustração e até em crimes. (Provérbios 28:20) As coisas que estão mais relacionadas com a felicidade são generosidade, uma atitude perdoadora, pureza moral, amor e espiritualidade.

2° - Seja uma pessoa generosa

“Há mais felicidade em dar do que há em receber.”(Atos 20:35) Ao passo que dar algo a alguém de vez em quando pode resultar em momentos de felicidade, ser uma pessoa generosa pode produzir um estado de felicidade. É claro que a generosidade pode ser expressa de muitas maneiras. Uma das melhores, e geralmente a mais apreciada, é dar de si mesmo.

Após analisar vários estudos sobre altruísmo, felicidade e saúde, o pesquisador Stephen G. Post concluiu que a pessoa altruísta e prestativa tem melhor saúde física e mental, vive mais e apresenta menos sintomas de depressão.

Além disso, aquilo que as pessoas dão de modo generoso, de acordo com suas condições, não lhes faz falta. Provérbios 11:25 diz: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Nova Versão Internacional) De acordo com essas palavras, aqueles que são verdadeiramente generosos — que não dão pensando em receber algo em troca — são apreciados e amados, principalmente por Deus. — Hebreus 13:16.


3° - Perdoe liberalmente


“Continuai a . . . perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguém tiver razão para queixa contra outro. Assim como Jeová vos perdoou liberalmente, vós também o fazei.” (Colossenses 3:13) Hoje em dia, o perdão geralmente é deixado de lado; as pessoas preferem revidar em vez de mostrar misericórdia. O resultado? Insultos provocam insultos, e violência gera violência.

Mas isso não é tudo. “Em uma pesquisa realizada com mais de 4.600 pessoas de 18 a 30 anos”, diz uma reportagem no jornal The Gazette, de Montreal, Canadá, “constatou-se que quanto mais agressiva, frustrada e maldosa é a personalidade de alguém”, pior a saúde de seus pulmões. Na realidade, esse tipo de pessoa apresentou problemas de saúde ainda maiores do que os fumantes. De fato, ser perdoador não ajuda apenas a ter um bom convívio social, mas também a ter boa saúde.

Como você pode ser mais perdoador? Comece por fazer uma auto-análise sincera. Você não ofende outros de vez em quando? Não aprecia quando lhe perdoam? Então, por que não perdoar os outros mais amplamente? (Mateus 18:21-35) Nesse sentido, também é importante desenvolver autodomínio. “Conte até dez” ou faça alguma outra coisa para esfriar a cabeça. Não encare o autodomínio como um sinal de fraqueza. “Melhor é o vagaroso em irar-se do que o homem poderoso”, dizProvérbios 16:32. A expressão ‘melhor do que o homem poderoso’ indica alguém bem-sucedido, não é verdade?

4° - Viva de acordo com as normas de Deus


“O mandamento de Jeová é limpo, fazendo os olhos brilhar.” (Salmo 19:8) Dito de maneira simples, as normas de Deus são boas para nós em sentido físico, mental e emocional. Elas nos protegem de coisas como drogas, embriaguez, imoralidade sexual e pornografia, só para citar algumas práticas nocivas. (2 Coríntios 7:1;Colossenses 3:5) As conseqüências dessas práticas podem incluir crimes, pobreza, desconfiança, famílias desfeitas, problemas mentais e emocionais, doenças e até mesmo morte prematura.

Em contraste com isso, os que vivem de acordo com as normas de Deus criam relacionamentos seguros e saudáveis, e desenvolvem auto-estima e paz interior. EmIsaías 48:17, 18, Deus diz: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar.” Ele continua: “Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” Não há dúvida de que nosso Criador quer o melhor para nós. Ele nos ajuda a “pisar no caminho” que conduz ao verdadeiro sucesso.


5º - Mostre amor altruísta

“O amor edifica.” (1 Coríntios 8:1) Consegue imaginar a vida sem amor? Com certeza ela seria vazia e infeliz. “Se eu . . . não tiver amor [por outros], nada sou . . . , de nada me aproveita”, escreveu Paulo, apóstolo cristão, sob inspiração divina. — 1 Coríntios 13:2, 3.

O amor mencionado nesse texto não se refere à atração sexual, que certamente tem o seu lugar. Em vez disso, é um amor mais significativo, constante e governado por princípios divinos.* (Mateus 22:37-39) Não é passivo, mas ativo. Em outras palavras, não espera apenas receber, mas está disposto a dar. Paulo continuou dizendo que esse amor também é paciente e bondoso. Não é ciumento, orgulhoso e não se gaba. Procura de modo altruísta o bem-estar de outros, e não se ofende com facilidade, mas é perdoador. Um amor assim edifica. Além disso, ele nos ajuda a ser bem-sucedidos nos relacionamentos, principalmente com membros da família. — 1 Coríntios 13:4-8.

O amor dos pais pelos filhos é expresso por meio de afeição calorosa, regras de comportamento e limites morais bem definidos, baseados na Bíblia. Filhos criados num ambiente assim têm um senso de segurança e de estabilidade familiar, e se sentem realmente amados e valorizados. — Efésios 5:336:4; Colossenses 3:20.

Jack, um jovem nos Estados Unidos, cresceu numa família que colocava em prática princípios bíblicos. Depois que saiu de casa, ele escreveu uma carta aos pais, que dizia em parte: “Algo que sempre tentei fazer foi seguir o mandamento [bíblico]: ‘Honra a teu pai e a tua mãe . . . [para que] te vá bem.’ (Deuteronômio 5:16) E realmente tudo correu ‘bem’ na minha vida. Agora, mais do que nunca, reconheço que isso é resultado do zelo e amor que vocês demonstraram ao me criar. Obrigado por todo seu cuidado e apoio.” Se você tem filhos, como se sentiria ao receber uma carta como essa? Seu coração não ficaria cheio de alegria?

O amor baseado em princípios também se ‘alegra com a verdade’ — a verdade espiritual encontrada na Bíblia. (1 Coríntios 13:6; João 17:17) Para ilustrar: Um casal que tem problemas no casamento decide ler juntos as palavras de Jesus encontradas em Marcos 10:9: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo [no casamento], não o separe o homem.” Agora precisam examinar o coração. Será que realmente se ‘alegram com a verdade da Bíblia’? Vão encarar e tratar o casamento como sagrado, seguindo o exemplo de Deus? Estarão dispostos a se esforçar para resolver seus problemas num espírito de amor? Se estiverem, poderão ter sucesso no casamento e alegrar-se com os resultados.


6º - Reconheça sua necessidade espiritual

“Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.”(Mateus 5:3) Diferentemente dos animais, os humanos têm capacidade de entender e valorizar coisas espirituais. Por isso, fazemos perguntas como: Qual é o objetivo da vida? Existe um Criador? O que acontece quando morremos? O que o futuro nos reserva?

Em todo o mundo, milhões de pessoas sinceras descobriram que a Bíblia responde a essas perguntas. Por exemplo, a última pergunta tem a ver com o objetivo de Deus para a humanidade. Qual é esse objetivo? É de que a Terra seja um paraíso onde os humanos que amam a Deus e suas normas vivam para sempre. O Salmo 37:29diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”

É evidente que nosso Criador quer que sejamos bem-sucedidos por mais do que apenas 70 ou 80 anos. Ele deseja que nosso sucesso seja eterno. Portanto, agora é o tempo para você aprender sobre seu Criador. Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) À medida que adquirir esse conhecimento e o colocar em prática, descobrirá por si mesmo que “a bênção de Jeová . . . é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma”. — Provérbios 10:22.


Publicado em Despertai! de novembro de 2008

Saiba mais:

SER BEM-SUCEDIDO -- O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ?

http://www.watchtower.org/t/20070101/article_01.htm


05/07/2010

VOCÊ PODE MELHORAR SUA MEMÓRIA!!


“A memória enriquece nossa vida. Sem ela não teríamos um senso de continuidade, e todas as manhãs estaríamos vendo um estranho no espelho. Os dias e eventos ficariam isolados; não teríamos como aprender do passado nem antecipar o futuro.”
“MYSTERIES OF THE MIND” (Mistérios da Mente).


POR QUE algumas aves não esquecem onde guardaram sementes para o inverno meses antes, e esquilos se lembram onde enterraram nozes, mas nós às vezes esquecemos onde deixamos as chaves uma hora atrás? De fato, muitos reclamam de ter memória fraca. Mas o cérebro humano, mesmo sendo imperfeito, tem uma capacidade impressionante de aprender e lembrar. O segredo é usar a memória ao máximo.
O IINCRÍVEL POTENCIA
O cérebro humano pesa cerca de 1,4 quilo e é mais ou menos do tamanho de um coco. No entanto, contém uns 100 bilhões de neurônios, ou células nervosas, que formam uma rede incrivelmente complexa. De fato, apenas um neurônio pode estar conectado com 100 mil outros. Com isso, o cérebro tem potencial para processar e reter uma vasta quantidade de informações. Mas o desafio é lembrar delas quando necessário. Alguns, incluindo pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade, se sobressaem nisso.

COMO MELHORAR A MEMÓRIA

A memória tem três estágios: codificação, retenção e recuperação. O cérebro codifica a informação quando a percebe e a registra. Essa informação pode então ser retida e mais tarde recuperada. Ocorre uma falha de memória quando um desses estágios entra em pane.

Existem vários tipos de memória, incluindo sensorial, de curto prazo e de longo prazo. A sensorial é estimulada por meio dos sentidos, como olfato, visão e tato. A de curto prazo, também chamada memória de trabalho, retém pequenas quantidades de informação por curtos períodos. Em resultado disso, podemos fazer contas de cabeça, lembrar um número de telefone o suficiente para poder discá-lo e lembrar a primeira parte de uma frase enquanto lemos ou ouvimos a segunda. Mas como sabemos, a memória de curto prazo tem seus limites.

Se quiser reter informações por tempo indeterminado, terá de usar sua memória de longo prazo. Como fazer isso? Os seguintes princípios serão de ajuda.

Interesse Desenvolva interesse pelo assunto e lembre-se por que precisa aprender sobre ele. Talvez tenha percebido que memoriza informações com mais facilidade quando suas emoções estão envolvidas.

Atenção “A maioria das ‘falhas de memória’ na realidade significa falta de atenção”, disse o livro Mysteries of the Mind. O que pode ajudá-lo a prestar atenção? Mostre interesse e, quando possível, faça anotações. Elas ajudam a mente a se concentrar e permitem que você recapitule a matéria mais tarde.

Compreensão “Com tudo o que adquirires, adquire compreensão”, diz Provérbios 4:7. Quando você não compreende bem uma idéia, provavelmente vai lembrar pouco sobre ela, se é que vai lembrar alguma coisa. A compreensão ajuda a ver a relação entre as partes de uma idéia, juntando-as para que formem um conceito completo e lógico. Por exemplo, quando um estudante de mecânica compreende como funciona o motor de um veículo, ele se lembrará melhor dos detalhes do motor.

Organização Classifique idéias similares ou relacionadas. Para ilustrar: é mais fácil lembrar os itens de uma lista de compras se classificá-los — carnes, legumes, frutas e assim por diante. Também, divida a informação em partes menores, contendo no máximo sete itens. Números de telefone em geral são divididos em duas partes para que possam ser lembrados com mais facilidade. Outra sugestão é colocar a lista numa determinada ordem, talvez alfabética.

Verbalização Repetir em voz alta o que você deseja lembrar (uma palavra ou frase num idioma estrangeiro) fortalecerá as conexões neurais. Como? Primeiro, dizer a palavra obriga você a prestar atenção. Segundo, talvez seu professor corrija ou confirme o que você acabou de dizer. E terceiro, ouvir — mesmo que seja a sua voz — exercita outras partes do cérebro.

Visualização Faça um quadro mental do que você deseja lembrar. Pode ser de ajuda desenhá-lo ou esboçá-lo. A visualização, assim como a verbalização, também usa diferentes partes do cérebro. Quanto mais sentidos você usar, mais a informação ficará retida.

Associação Ao aprender algo novo, associe-o com alguma coisa que você já conhece. A associação liga pensamentos com lembranças já retidas, facilitando a codificação e a recuperação. Por exemplo, para lembrar o nome de uma pessoa, associe-o a um aspecto incomum da aparência dela ou a outra coisa que o fará lembrar do nome. Quanto mais engraçada ou absurda a associação, mais fácil será lembrar dele. Resumindo, precisamos pensar nas pessoas e coisas que queremos lembrar.

O livro Searching for Memory (Em Busca da Memória) declara: “Se vivermos a maior parte do tempo ‘no piloto automático’ e não refletirmos em nosso ambiente e em nossas experiências, o resultado provavelmente será apenas lembranças vagas de onde estivemos e do que fizemos.”

Consolidação Dê tempo para que a informação seja processada, ou absorvida. Uma das melhores maneiras de fazer isso é recapitular o que aprendeu, talvez por repetir a informação para outra pessoa. Se você passou por uma situação interessante ou leu algo encorajador na Bíblia ou numa publicação bíblica, compartilhe isso com alguém. Desse modo ambos serão beneficiados — você vai melhorar sua memória e seu amigo ficará encorajado. É com boa razão que a repetição tem sido chamada de a mãe da retenção.


DICAS ADICIONAIS
  • Estimule a memória por aprender novas habilidades, como falar um novo idioma ou tocar um instrumento musical.
  • Concentre-se nas coisas mais importantes.
  • Aprenda técnicas mnemônicas.
  • Beba água suficiente. A desidratação pode causar confusão mental.
  • Durma o suficiente. Durante o sono o cérebro armazena memórias.
  • Relaxe enquanto estuda. O estresse libera o cortisol, que pode interromper as interações dos nervos.
  • Não fume nem abuse de bebidas alcoólicas. O álcool interfere na memória de curto prazo, e o alcoolismo pode levar à deficiência de tiamina, um tipo de vitamina B essencial para o funcionamento adequado da memória. Fumar reduz a oxigenação do cérebro.


Saiba mais: VOCÊ PODE APRENDER OUTRO IDIOMA?

Related Posts with Thumbnails

'