31/10/2008

Relacionamento Humano no ambiente de trabalho:




*      Existem diferenças entre o que queremos dizer e o que realmente dizemos entre o que dizemos e o que os outros ouvem, entre o que ouvem e o que entendem entre o que entendem e lembram, e entre o que lembram e retransmitem.

*      A apreensão da informação é uma função cognitiva superior que se processa no âmbito da linguagem. Sempre que quisermos apreender mais informações do contexto em que estamos inseridos, temos que ampliar as nossas habilidades perceptivas, porque o nosso modo de viver nos induz a um estreitamento perceptivo e a uma visão de mundo restrita e fragmentada.

*      As necessidades das pessoas em relação à informação mudam constantemente porque a percepção além de ser individual é contingente.

*      Codificação – decodificação – distorção.

*      O trabalho em equipe pode ser um meio de se estabelecer comunicações, gerando informações e níveis de análises distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais.

*      Investir na comunicação e no envolvimento das pessoas na tomada de decisão é uma forma de garantir a qualidade das decisões tomadas.




RELACIONAMENTO HUMANO

“Estabelecimento e/ou a manutenção de contatos entre seres humanos. São diários, constantes e em todo lugar, casa, lazer, no dia-a-dia e principalmente no trabalho”

 

As dificuldades nas relações humanas acontecem nas relações de: indivíduo com o grupo dos indivíduos entre si do grupo com os outros grupos. Enfim, onde se encontram dois ou mais indivíduos estão acontecendo relações humanas.

 

PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES HUMANAS

Ser generoso em elogiar, cauteloso em criticar;

Saber considerar o sentimento dos outros;

Preocupe-se com a opinião dos outros;

Procurar apresentar um excelente serviço.

 

HABILIDADES PARA TRATAR AS PESSOAS

Conversar;

Concordar;

Fazer as pessoas sentirem-se importantes;

Ouvir;

Elogiar;

Criticar.

 

MANEJO DE CONFLITOS

Evitar;

Adiar;

Confrontar;

Negociar.

 

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Emissor;

Receptor;

Canal;

Mensagem.

 

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicação Verbal;

Comunicação não-verbal;

Intrapessoal;

Interpessoal.


BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO

As opiniões e atitudes;

O egocentrismo;

 A percepção;

 A competição;

 A frustração;

 A transferência;

 A projeção;

 A inibição.


AMBIENTE DE TRABALHO

ELEVA o nível atual de desempenho, um ambiente caracterizado por:
Respeito mútuo;
Abertura;
Informação completa;
Altos padrões éticos;
Segurança;
Tolerância;
Ênfase pontos fortes das pessoas;
Bom humor;
Prioridade às pessoas.

ABAIXA o nível atual de desempenho, um ambiente caracterizado por:
Burocracia exagerada;
Políticas do poder;
Medo;
Desconfiança-frieza;
Ênfase nos erros das pessoas;
Boatos;
Prioridade ao sistema.


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